Como chegar

 

O atendimento online tem se tornado uma opção cada vez mais utilizada em psicoterapia. Após os dois anos de pandemia muitas pessoas, que até então tinham resistência a esta forma de se fazer terapia, acabaram precisando por falta de uma outra opção. E, na minha experiência, para a maioria dessas pessoas, o resultado foi muito semelhante à experiência presencial. A maioria dos pacientes nem sequer chegou a sugerir a volta ao presencial, pois o conforto de poder estar em casa e não precisar ter todo o deslocamento foi sentido como um benefício.

 

Obviamente isso se aplica a pessoas que conseguem ter privacidade em suas casas e que também conseguem uma conexão estável, pois esses são os dois primeiros ingredientes para se garantir uma experiência satisfatória, mas dadas essas condições, eu pude perceber que a dinâmica da terapia segue da mesma forma que no consultório. Como a conversa se dá entre duas pessoas que estão se vendo em tempo real através de uma tela, rapidamente chega um momento em que esta sensação de que é algo virtual desparece e se tem uma experiência real de um contato direto entre duas pessoas.

Hoje em dia eu considero muito difícil de se determinar, em relação à diferença entre online e presencial, se uma experiência é melhor do que outra de modo geral. Acredito mais que isso se de no âmbito individual, mas no caso de pessoas que nunca experimentaram e que se sentem fechadas, se for preciso eu as estimulo a se darem uma oportunidade, pois não foram poucas as vezes que neste tempo ouvi de pessoas resistentes ao online que se surpreenderam e não mais desejam voltar ao presencial.

Os atendimentos online são realizados através de diversas plataformas, incluindo o App do Whatsapp, Skype, Google meet, etc, sendo esta experiência uma forma de se poder realizar a terapia sem a necessidade de se sair de casa.

Site desenhado e construído pela Preface Design